terça-feira, 24 de novembro de 2015

Bem-vindos ao blog do Restaurante Universitário Bandeco!


            O objetivo do blog é compartilhar como acontece o nosso trabalho por trás das refeições que servimos, espalhando conhecimentos sobre o funcionamento correto de um restaurante, focando principalmente na Segurança Alimentar, na importância das Boas Práticas e dos Procedimentos Operacionais Padronizados.  Nosso blog contará com informações importantes e essenciais para auxiliar todos que trabalham com alimentos, para quem tem curiosidade e também para nossos clientes, que poderão conhecer um pouco mais sobre tudo o que é considerado no preparo das refeições servidas.
            Em nosso restaurante, além de trabalharmos para satisfazer o nosso público, fornecer refeições de qualidade, adequadas aos nossos clientes e equilibradas nutricionalmente, prezamos pelas Boas Práticas, que são práticas de higiene que devem ser obedecidas por todos os manipuladores de alimentos, desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo das refeições até a venda para os nossos consumidores. As Boas Práticas são de extrema importância para o nosso restaurante e devem sempre ser seguidas, pois seu principal objetivo é sempre fornecer refeições adequadas e evitar as doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. Para que vocês possam entender melhor por que nos preocupamos tanto com a segurança de nossos alimentos e como funciona essa contaminação dos alimentos por micróbios ou microorganismos (organismos vivos pequenos que só podem ser vistos através de um microscópio), colocamos esta tabela abaixo que explica melhor como os micróbios atuam. 

(Fonte: Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação, ANVISA)
            Além disso, também precisamos nos preocupar com as condições do local de trabalho, que também pode favorecer a contaminação dos alimentos. O nosso local de trabalho precisa:
  • Ser limpo e organizado. Para os micróbios, a sujeira acumulada é ideal para que possam se multiplicar. Então, não devemos manipular os alimentos em um ambiente sujo, pois é uma forma de contaminar os alimentos com os micróbios que estão se multiplicando no local. Para isso, devemos sempre manter o ambiente limpo, o piso, parede e teto sem rachaduras, sem goteiras, mofo e descascamentos.
  • Ser livre de insetos e outros animais. Os insetos e animais possuem muitos micróbios espalhados pelo corpo e os restaurantes são atrativos para esses animais, pois estamos sempre produzindo alimentos. A presença de insetos e animais nos locais de produção podem transmitir micróbios aos alimentos desprotegidos ou para as superfícies que entram em contato com os alimentos, como as panelas, pias e balcões. Para impedir que os insetos e animais entrem e se abriguem em nosso restaurante, as janelas possuem telas, as portas não devem ser mantidas abertas sem necessidade e os objetos que não estão sendo utilizados devem ser guardados nos seus lugares adequados.
  • Ser iluminado e ventilado, pois os micróbios que transmitem doença se multiplicam muito rápido em locais quentes e abafados.
  • Ter água tratada e potável, pois os micróbios e parasitas também podem ser transmitidos através da água não adequada para consumo.


Esses são alguns dos muitos motivos que, além do nosso trabalho para preparar as refeições que são servidas para vocês, precisamos também sempre estar atentos a muitos outros detalhes que farão diferença na qualidade e na segurança das refeições que servimos e também proteger a saúde de vocês, nossos clientes.

Convidamos vocês a participarem também do nosso blog, compartilhando conosco suas experiências, dúvidas, curiosidades e sugestões!


Referências
ANVISA. Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação.Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Portaria CVS 5, de 09 de abril de 2013. Disponível em: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/up/PORTARIA%20CVS-5_090413.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Municipal da Saúde. Portaria nº 2619, de 06 de dezembro de 2011. Disponível em: http://crn3.org.br/legislacao/doc/portaria_2619_1323696514.pdf

Um comentário: